https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/07/WhatsApp-Image-2023-07-28-at-10.10.17.jpeg

ATENDIMENTO

Telemedicina se consolida no Brasil como modelo de praticidade

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Aprovada em meio à pandemia de coronavírus, em 2020, a telemedicina deixou de ser apenas uma alternativa de atendimento médico para momentos de crise. Hoje, após três anos de sua regulamentação, o formato ainda continua sendo uma opção ágil e focada na praticidade.

Com a capacidade de superar barreiras geográficas e fornecer acesso rápido aos profissionais de saúde, a telemedicina é uma solução viável para a prestação de cuidados médicos em regiões remotas e para a população em geral.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), a quantidade de atendimentos realizados por meio do formato aumentou consideravelmente. Durante o ano de 2020, por exemplo, foram registradas cerca de 5,4 milhões de consultas virtuais no país.

“Tudo mudou durante a pandemia e muitas soluções implantadas neste período tiveram reflexo após a pandemia. É o caso da telemedicina. A medida, até hoje, permite que pacientes recebam atendimentos médicos sem a necessidade de deslocamento físico, reduzindo assim o risco de contágio de outras doenças”, pontua Mara Nasrala, diretora-executiva da Help Vida, empresa que conta com o Help Já, que dentre muitos serviços, há a telemedicina.

Vantagens – A crescente popularidade da telemedicina no Brasil se deve a uma série de vantagens oferecidas por essa modalidade de atendimento, conforme enumera Mara Nasrala. Dentre os principais benefícios, destacam-se o acesso ampliado, monitoramento remoto e agilidade.

“A telemedicina possibilita que pacientes tenham acesso a especialistas em diversas áreas da saúde, independentemente de sua localização geográfica. Isso é especialmente benéfico para pessoas que vivem em regiões remotas, onde a disponibilidade de médicos especializados é limitada”, completa.

Do ponto de vista da agilidade, os pacientes também podem marcar consultas e receber atendimento médico sem precisar se deslocar até um consultório. Isso economiza tempo e torna o processo mais conveniente, especialmente para pessoas com dificuldades de mobilidade ou agendas ocupadas.

Outro ponto é quanto ao monitoramento remoto antes impensável no cenário antes da pandemia. “Através da telemedicina, os médicos podem acompanhar remotamente a evolução de pacientes crônicos ou em recuperação, reduzindo a necessidade de visitas frequentes ao consultório. É o caso do Help Já, onde a telemedicina é fundamental quando falamos em atendimento domiciliar ou até mesmo pré-hospitalar, já que ela permite um acompanhamento mais eficiente e personalizado, garantindo uma melhor qualidade de vida para os pacientes”, completa a diretora-executiva.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *