https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-08-at-14.15.19.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

EM MOVIMENTO

Primeira-dama de VG abre evento em comemoração ao mês da mulheres

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Com políticas públicas inovadoras como a Casa de Sarita, Várzea Grande tem se destacado na atenção especial as mulheres e suas famílias, e, nas ações visando colocar as mesmas em condição de igualdade com os homens e tendo acesso a oportunidades de empregabilidade, capacitação profissional e atendimentos especializados.

A primeira-dama de Várzea Grande, Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, deu início às comemorações ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo mundo no dia 8 de março. Ela participou da abertura do movimento Mulheres em Evolução.

Essa é a terceira edição do evento que durante todo o mês de março (todas as quintas-feiras) será realizado em um Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. O encontro de abertura foi promovido na unidade do bairro São Mateus.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“O movimento Mulheres em Evolução” é um projeto realizado pela secretaria de Assistência Social para homenagear as mulheres de Várzea Grande. É um momento de relembrar a importância da figura feminina para a construção de um município forte, ordeiro e de um município ainda mais humano”, destacou Kika Dorilêo.

A primeira-dama frisou que é importante para a gente reforçar a figura feminina. “É por isso que estamos aqui nesta manhã e que cada um de vocês se sintam especial, se sintam honradas e vistas”.

Kika Dorilêo disse ainda que, infelizmente, como sociedade ainda não chegamos aonde deveríamos, em matéria de proteção às mulheres, já avançamos muito, mas ainda temos um caminho longo a percorrer. “E para que isso aconteça é muito importante que as mulheres, principalmente as meninas, se inspirem em outras mulheres. Quanto mais mulheres estudarem, trabalharem e ocuparem espaços de destaques, mais políticas públicas especiais voltadas para as mulheres nós teremos”.

A vereadora Eucaris Terezinha de Arruda Barros destacou o papel da mulher e principalmente, a jornada de trabalho que todos nós desempenhamos. “Somos mulheres, profissionais, filhas, mães e esposas e fazemos de tudo, mas queremos também garantir os nossos direitos enquanto cidadãs. Estou aqui também para dizer que embora ainda pequenas, temos desafios e conquistas. Temos em nosso município vários órgãos de proteção à mulher e muitas mulheres não conhecem o trabalho que é desenvolvido nesses locais, a exemplo dos CRAS que trabalham no fortalecimento de vínculos das famílias e da comunidade. E esse é um momento de difundir os serviços realizados no município bem como dar apoio às mulheres que passam ou passaram por algum tipo de violência”.

A Guarda Municipal, Flávia Cunha, lembrou que a Guarda Municipal de Várzea Grande também atua na Rede de Proteção às mulheres do município e que o trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha, tem alcançado resultados positivos. “A GM está inserida nessa rede de enfrentamento que reúne todas as forças e poderes constituídos no combate e prevenção a violência doméstica e familiar contra a mulher. Enquanto Maria da Penha atuamos no acompanhamento das mulheres com medidas protetivas, com acompanhamento in loco. Entramos em contato com a assistida, e damos a ela todo tratamento e cuidado necessário”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o Movimento Mulheres em Evolução foi criado numa ideia proposta pela primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, o de levar, a um número expressivo de mulheres, informações quanto aos serviços disponibilizados pelo poder público, bem como a existência da Rede de Proteção, que está ativa e atuante no município.

“A nossa primeira-dama e Promotora de Justiça é a nossa inspiração diária e uma mulher que conhece e que atua há mais de duas décadas na defesa do direito das pessoas. É uma pessoa que tem conhecimento técnico e sensibilidade para entender as nossas dores. Com o apoio dela, esse movimento foi criado e entra na sua terceira edição”, comemorou.

A secretária disse ainda que o evento será realizado nas demais quintas-feiras do mês. “Hoje tivemos a abertura do evento no CRAS São Mateus. E a agenda segue no dia 14 no CRAS Jardim Glória, no dia 21 no CRAS Santa Maria, e no dia 28 o encerramento acontece no CRAS Cristo Rei e todos estão convidados a participarem desse grande movimento”.

PALESTRANTE: A titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso, Mariell Antonini Dias, foi convidada para participar do evento como palestrante. Ela destacou a importância da data 8 de março, e da necessidade de as mulheres conhecerem os seus direitos, e a Rede de Proteção existente se precisarem de ajuda.

“O mês de março é um mês muito especial que tratamos o direito das mulheres, os avanços, as políticas públicas e tudo que for alterando em termo de legislação, comportamentos sociais exigidos perante as mulheres. É importante neste mês falarmos um pouquinho também da violência praticada contra as mulheres, porque conseguimos reunir essas mulheres, conseguimos dar uma atenção referente a temática, e quais os mecanismos que a polícia tem a sua disposição para trabalhar. É um momento também para falarmos de vários outros fatores que culminam para que essa mulher permaneça nesse quadro de violência doméstica que ela tem grande dificuldade de romper”, destacou a delegada.

Mariel disse ainda que o movimento tem também o propósito de elevar a autoestima das mulheres, compartilhando informações, e sobretudo, deixando claro que todas nós somos responsáveis por nossos atos, nossas vontades e pela nossa felicidade.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 8 de março de 2024 às 21:00:41
  • 8 de março de 2024 às 20:57:58