https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-20-11-12-088a3352-65fafcc82a53a.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

AVANÇO NA SAÚDE

Emanuel define ampliação de mais 80 equipes da Saúde da Família

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Emanoele Daiane

Em reunião realizada nesta quarta-feira (20) com o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, o prefeito Emanuel Pinheiro aprovou o cronograma de ampliação de equipes da Saúde da Família e de Saúde Bucal na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá. Com o acordo, Cuiabá terá 88 equipes de Saúde Bucal e 190 equipes de Saúde da Família.

Além das novas equipes, a SMS também credenciará o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do CPA 4, que receberá R$ 240 mil para implantação e R$ 50 mil para custeio mensal do Ministério da Saúde.

A dedicação na Atenção Primária à Saúde tornou-se um marco na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que recebeu a prefeitura de Cuiabá com apenas 10 equipes de Saúde Bucal e apenas 75 equipes de Saúde da Família.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“É um avançado extraordinário, é nas unidades básicas de saúde que todos os cuiabanos são atendidos, melhorar a atenção primária é desafogar UPAs, hospitais e Policlínicas, oferecendo uma verdadeira prevenção e promoção à Saúde”, afirmou o prefeito. “Tenho certeza que vamos escrever uma nova história na Saúde da Família dentro da capital do estado de Mato Grosso”, completou.

O planejamento feito pela equipe da SMS, formada pelo secretário Deiver Teixeira e pelo secretário-adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Amorim Santana, possibilitou o apoio do Ministério da Saúde ao projeto. A reunião com o secretário Felipe Proenço de Oliveira foi resultado da articulação política do deputado federal Emanuelzinho, vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados.

O secretário de Saúde, Deiver Teixeira, comemorou o avanço junto ao Ministério da Saúde e afirmou que Cuiabá amplia para se tornar referência em Saúde da Família em todo o Brasil.

“O nosso prazo é de 90 dias para a realização de todo procedimento, com esse acréscimo de novas equipes nós chegaremos a uma cobertura de quase 90% das regiões de Cuiabá”, afirmou Deiver Teixeira.

Seguindo o cronograma estipulado, a SMS credenciará as novas equipes, realizará o processo de implantação e em seguida o Ministério da Saúde enviará os recursos necessários.

“Prefeito já havia feito uma expansão muito importante da quantidade de dentistas e a gente acha que tem condições de ampliar isso para qualificar o atendimento da população cuiabana”, afirmou Felipe Proenço. “O prefeito está com um planejamento muito importante no sentido de expandir também a Saúde da Família, que é onde se consegue responder a maior parte das necessidades de Saúde da população”, completou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 21 de março de 2024 às 13:19:55