ALMT - Posto TRE - Abril

Juiz atende MPE e suspende oitiva de Silval sobre desvio

O juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, suspendeu o depoimento do ex-governador Silval Barbosa (sem partido), que seria dado nesta terça-feira (27), sobre a 5ª fase da Operação Sodoma, que investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, por meio de um esquema de concessão ilegal de incentivos fiscais, a pedido do Ministério Público do Estado que entende que o caso deve ser analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do TJMT.

O MPE sustenta que o Supremo Tribunal Federal estabelece que crimes de caixa dois, praticados com interesse em pleitos eleitorais, devem ser analisados pela Justiça Eleitoral.

O juiz decidiu suspender a oitiva de Silval Barbosa até a análise do caso.

Além do ex-governador, o juiz deve ouvir outras pessoas que são rés na ação penal oriunda da Sodoma, que são: Silvio Cezar Corrêa Araújo, José de Jesus Nunes Cordeiro, Cesar Roberto Zilio, Pedro Elias Domingos de Mello, Valdísio Juliano Viriato, Juliano Cezar Volpato, Edésio Corrêa, Alaor Alvelos Zeferino de Paula e Diego Pereira Marconi.

A Operação Sodoma, deflagrada pela Delegacia Fazendária (Defaz), investigou a existência de uma organização criminosa liderada por Silval Barbosa e teve a primeira fase em setembro de 2015, para investigação de irregularidades na concessão de benefícios fiscais por meio do programa Prodeic.

A quinta fase da operação apurou o desvio de R$ 15,8 milhões quando da desapropriação de um imóvel que corresponde ao Bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá, em 2014.

Na ocasião, o pagamento a uma imobiliária pela desapropriação do imóvel, no valor de R$ 31,7 milhões, teria tido o propósito de desviar dinheiro público em benefício do grupo. Com G1/MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *