Há três dias das eleições presidenciais é possível perceber nas redes sociais o ressurgimento de uma ‘fake news’ popular entre os bolsonaristas: a confiabilidade das pesquisas de intenções de voto.
O senador Flávio Bolsonaro, o filho ‘zero 1’ do presidente, publicou no Twitter nesta quinta-feira, um vídeo de um homem em Niterói (RJ) em que suspostamente teria sido ignorado por entrevistadores do Datafolha por supostamente ‘estar vestido’ com a camiseta em apoio ao atual presidente.
Segundo o rapaz, a entrevistadora teria ‘desistido’ de entrevistá-lo ao ver sua camiseta com a foto do presidente.
Em entrevista à jornalista Leda Nagle no YouTube em 15 de junho, Jair Bolsonaro (PL) também havia questionado as pesquisas do Datafolha , que já mostravam o chefe do executivo em segundo lugar nas nas intenções de votos, ficando na dianteira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Ora, esse cara que está com 45% em pesquisa? O Datafolha é vendido. Em 2018, o Datafolha falou que eu perdia para qualquer um se fosse para o segundo turno”, disse.
Outro político que também questionou de forma errônea o Datafolha foi o candidato a reeleição e deputado federal pasto Marco Feliciano em maior deste ano.
Nós checamos os resultados das pesquisas naquele ano e constamos que o Instituto Datafolha previu a vitória do presidente Bolsonaro 17 dias antes das eleições em 2018. À epoca, Bolsonaro apresentava 28% das intenções , enquanto Fernando Haddad (PT), que aparecia em segundo lugar, tinha 16% (diferença de 12 pontos percentuais).
Outro levantamento realizado antes do segundo turno , em 26 e 27 de outubro, Bolsonaro constava como favorito com 47% , à frente de Haddad que marcava 39% .
A vitória de Bolsonaro, em disputa no segundo turno, foi confirmada com 94,44% das seções apuradas . Jair Bolsonaro alcançou (55,54% dos válidos) e Haddad, que somava (44,46%) não tinha mais chances de virar o jogo. Bolsonaro venceu com 57.797.847 votos (55,13%) em 2018 e Haddad foi derrotado com 47.040.906 (44,87%).
Em contrapartida, 31 milhões de brasileiros não votaram em 2018 , o que representa 21,30% de todos os eleitores brasileiros. Se for somado o número de votos brancos e nulos, esse número sobe para 42,1 milhões de eleitores.
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Fonte: IG Política