ALMT - Posto TRE - Abril

Projeto Verde Novo realiza ação com alunos no 9º BEC

A cada dia aumentam as solicitações para a distribuição de mudas do projeto Verde Novo. A ação tem se expandido e dado um grande reforço para a arborização de Cuiabá, uma das capitais brasileiras que mais sofre com as temperaturas elevadas. Dessa vez, a equipe realizou a formação e plantio de pomar no 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), na região do Coxipó, com a participação de alunos da Escola Municipal Dom Bosco, do bairro Praeirinho.
Foram plantadas 30 mudas de espécies frutíferas variadas, como bacupari, carambola, ingá, caju, jenipapo, ata, cajá manga, goiaba, amora e pitomba.
O coronel André Luiz Vieira Cassiano, comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), disse que essas parcerias agregam, principalmente quando são voltadas ao meio ambiente.
“A importância dessas ações é renovar as áreas verdes que temos no interior do quartel, ainda mais no momento em que Mato Grosso sofre com as queimadas. E hoje, a ação com a presença das crianças da escola é de suma relevância para a nossa sociedade, além da questão ambiental, que tem que começar desde cedo, e hoje demos um passo na formação de um cidadão com a consciência verde. Esse projeto propicia que levemos à frente essas iniciativas ambientais”, discorreu.
Práticas ambientais são constantes no 9º BEC. Prova disso é a reposição do que foi degradado na construção de algum empreendimento de engenharia durante a construção de uma rodovia ou hidrovia. “Toda vez que o batalhão se envolve nessas construções há sempre a preocupação com o meio ambiente. Se o batalhão causa algum dano ao meio ambiente durante a construção temos em nosso corpo técnico a preocupação de estar repondo aquilo que foi degradado”, reitera o comandante.
São essas parcerias agregadas ao longo do projeto que demonstram a importância da ação desenvolvida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e demais instituições envolvidas. A semente foi plantada e hoje os frutos estão sendo colhidos, com a expansão e a conscientização que o Verde Novo tem alcançado. É o que relata a técnica do projeto, Bruna Zeni.
“É isso o que o Verde Novo quer levar às pessoas: árvores, trabalho em equipe na comunidade, trazer as pessoas para entender a importância da árvore e não somente plantar por plantar, mas entender as espécies da região, a importância da árvore. É muito legal ver essa expansão e que as comunidades estão aderindo ao projeto. A gente vê que a população começa a ter um pouco mais de consciência ambiental, vendo a importância da arborização”, afirma.
Cronograma – Haverá uma programação intensa de distribuição e plantio de mudas nativas e frutíferas, em alusão ao Dia da Árvore (21 de setembro). Ainda no 9º BEC, na sexta-feira (20), às 8h, serão plantadas mudas de aroeira, tarumã, ipê rosa, ipê branco, jacarandá, angico e jatobá no ‘Bosque da Saudade’, que será uma homenagem do batalhão a 22 militares e civis que morreram em decorrência de doenças, como a malária, durante a construção da BR-163. Além disso, haverá distribuição de mudas para o público interno do local.
Simultaneamente ocorrerá o plantio/distribuição de 500 mudas na Escola Municipal de Educação Básica 12 de Outubro, localizada na Rua C, nº 159, Bairro Planalto.
No sábado (21) serão disponibilizadas quase 4,5 mil mudas nativas e frutíferas para a população cuiabana. Haverá a distribuição de 800 mudas, na praça do bairro Jardim Bom Clima (localizada na Avenida Minuano), no período da manhã. Também no período matutino, outras mil mudas serão disponibilizadas no projeto Multiação que será realizado na região do CPA, no bairro Morada da Serra. No período da tarde (a partir das 16h) haverá a distribuição de 2 mil mudas no Parque das Águas, no Centro Politico Administrativo.
O projeto – O Verde Novo projeto desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiente de Cuiabá (Juvam), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, já disponibilizou mais de 60 mil mudas de árvores nativas e frutíferas (entre plantio e doação) à população da Capital mato-grossense.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *