https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/INDUSTRIA.png

SALDO POSITIVO

Contratações nas indústrias crescem 132% em MT

José Paulo Lacerda / Agência Brasil

As contratações nas indústrias cresceram 132% no ano passado se comparado com 2020 em Mato Grosso, os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2021 foram 6.368 novos empregos e em 2020, 2.740.

A indústria em Mato Grosso fechou o ano com um saldo expressivo de empregos. Em uma fábrica de produtos químicos, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram criadas dez novas vagas de emprego no ano passado.

As contratações foram necessárias para atender a demanda crescente de materiais de limpeza e para tratamento de água. Um dos principais clientes da indústria são os frigoríficos de toda a região Centro-Oeste.

Indústria tem crescimento de 132% de empregos em 2021 em comparação com 2020

Com o aumento da produção de carne, houve a necessidade de aumentar as compras de produtos químicos para garantir a limpeza dos locais de trabalho.

As 10 novas contratações tornaram possível o aumento da receita em 25%. De acordo com o diretor executivo da fábrica Rafael Real, em 2022, mais vagas serão abertas.

“Espero que mais 20 pessoas a gente consiga contratar. Os planos para 2022 é aumentar, principalmente, a nossa presença no interior do estado”, contou.

Em 2021, o número de contratações na indústria ficou acima do número de demissões. As indústrias de óleo, farelo de soja, carne bovina e madeira nativa estão entre as que mais contrataram.

De acordo com o economista Allirson Oliveira Fortes Pereira, o aumento de contratações das indústrias traduz a retomada econômica, em Mato Grosso depois do maior impacto na pandemia, que paralisou diversos setores em 2020.

“2020 foi um um ano muito atípico. A pandemia fez com que praticamente a demanda e a oferta, que são as duas grandes forças da economia, ficassem estagnadas. Em 2021 ocorre uma tendência de melhora. Há uma sinalização de que estamos melhorando, estamos retomando o caminho que antes era trilhado até a pandemia”, disse.

Segundo o gerente de economia da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) Pedro Máximo, as contratações nesse setor devem continuar neste ano.

“A perspectiva é de muito investimento, seja no setor público ou no privado. A perspectiva é de um maior número de contratações e de mais empregos”, contou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *