https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIAN0LW-FILEDIMAGE.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

HEXACAMPEONATO

Análise: o que se pode esperar de Neymar na Copa do Mundo 2022

23/11/2022 REUTERS/Amanda Perobelli

O Brasil dá o pontapé inicial em sua busca pelo hexacampeonato mundial de futebol nesta quinta-feira (24), quando estreará na Copa do Mundo do Catar contra a Sérvia, em Lusail, com todos os olhos postos em Neymar, que pode estar jogando seu último Mundial.

Aqui está um olhar sobre os altos e baixos do jogador de 30 anos na Copa do Mundo, e o que esperar do craque brasileiro.

Ausência em 2010

Neymar surgiu no cenário internacional em 2010 marcando em sua estreia na seleção, no amistoso contra os Estados Unidos, disputado após o Mundial daquele ano. Mas sua carreira tem sido uma montanha-russa desde então, e ele tem lutado para estar à altura das altas expectativas e sofrido frustrações com o Brasil.

O atacante foi deixado de fora da seleção para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul pelo técnico Dunga, que não acreditava que o então jogador de 18 anos estivesse pronto para o maior palco do futebol mundial, apesar de, na ocasião, já ser uma estrela na equipe principal do Santos.

Decepção no Brasil

Tendo se tornado um nome familiar após sua mudança para o Barcelona, muito se esperava de Neymar, que liderou o ataque do Brasil na Copa do Mundo de 2014 em casa, mas o evento terminaria em lágrimas para o astro brasileiro.

Neymar – que marcou quatro gols em cinco partidas naquele Mundial – sofreu uma fratura na vértebra durante a vitória do Brasil sobre a Colômbia nas quartas de final e viu seus companheiros sofrerem uma humilhante derrota para a Alemanha nas semifinais, quando os donos da casa foram goleados por 7 x 1.

Lesões e reputação abalada

As lesões voltariam a prejudicar Neymar na Copa do Mundo da Rússia em 2018 –apenas dois anos depois de ele ajudar o Brasil a conquistar, no Rio de Janeiro, sua primeira medalha de ouro olímpica, ao converter o pênalti decisivo que deu a medalha ao Brasil na decisão contra a Alemanha.

Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito que afetou o quinto metatarso em seu pé e nunca esteve totalmente em forma durante a Copa do Mundo na Rússia OBrasil foi eliminado nas quartas de final pela Bélgica.

O atacante do Paris Saint-Germain – o jogador mais caro do mundo, após sua transferência recorde de 222 milhões de euros (231 milhões de dólares) do Barcelona para o clube francês em 2017- também ficou com sua reputação abalada depois de ser ridicularizado por seus cortes de cabelo, lágrimas e quedas no gramado durante o torneio.

O que está em jogo no Catar

Criticado por sua postura fora e dentro de campo no passado, Neymar surpreendeu os torcedores por estar aparentemente diferente antes da Copa do Mundo do Catar graças à sua preparação física e mental.

Ele terminou suas férias uma semana mais cedo para começar a treinar com o PSG na pré-temporada e está tendo uma campanha excepcional até agora, entre os principais jogadores na soma de gols e assistências nas cinco principais ligas da Europa.

Neymar também pode superar Pelé como o maior artilheiro do Brasil de todos os tempos, se marcar mais três gols para somar à sua contagem de 75 em 121 partidas.

Com uma carreira recheada de troféus em nível de clubes, Neymar pode se consolidar como um dos grandes da era moderna do futebol se ajudar o Brasil a conquistar seu primeiro título mundial desde 2002.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 24 de novembro de 2022 às 19:43:48