https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Sem-titulo-34.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

QUARTA FASE

Botafogo tenta primeira vitória contra times gaúchos

Vitor Silva/Botafogo

Botafogo começa a caminhada na terceira fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira, quando vai a Erechim enfrentar o Ypiranga-RS no jogo de ida, às 21h30 (de Brasília). O confronto com a equipe gaúcha representará a oportunidade de um feito inédito: o Glorioso nunca venceu uma equipe gaúcha na competição, de acordo com os dados do Espião Estatístico.

Ao todo, o Alvinegro fez sete jogos contra times do Rio Grande do Sul pelo torneio, com cinco empates e duas derrotas. Em quatro eliminatórias, classificou duas vezes e sofreu duas eliminações, ambas para o Juventude.

O primeiro encontro com times gaúchos foi também o mais traumático: final da Copa do Brasil de 1999. Depois de perder a primeira partida fora de casa por 2 a 1, a torcida alvinegra lotou o Maracanã em busca da virada. Foram mais de 100 mil torcedores, a última vez que o estádio recebeu tamanho público.

Apesar disso, o Botafogo não conseguiu furar a defesa adversária, empatou em 0 a 0 e ficou com o vice-campeonato (veja no vídeo acima). Foi a única vez que o clube chegou à decisão do torneio.

Gol fora garante

No ano seguinte, em 2000, novo encontro com um time do sul, dessa vez o Internacional, e o Glorioso levou a melhor. Primeiro um empate por 2 a 2 na primeira partida no Beira-Rio, gols de Zé Carlos e Sérgio Manoel. Na volta, no Maracanã, nova igualdade, dessa vez em 1 a 1, que garantiu a classificação alvinegra nos critérios de desempate pelos gols marcados fora de casa.

Novo encontro

Foram 19 anos sem encarar times do Rio Grande do Sul na competição até que o Botafogo se viu novamente frente à frente com o Juventude, em 2019, na terceira fase do torneio. Mais uma vez, o resultado não foi o que se esperava.

Depois do empate por 1 a 1 no Nilton Santos, a equipe, então treinada por Zé Ricardo, foi até o Alfredo Jaconi para evitar uma eliminação precoce para um time que disputava a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu.

Com gol de Braian Rodriguez e Dalberto, o Ju venceu por 2 a 1, Cícero descontou, e mais uma vez tirou o Alvinegro da Copa do Brasil. O treinador foi demitido após a eliminação.

Regulamento embaixo do braço

O último encontro com gaúchos aconteceu na primeira fase do torneio de 2020. Em jogo único, o Botafogo conseguiu a classificação ao empatar em 1 a 1 com o Caxias, grande rival do Juventude, com gol de Pedro Raul.

Melhores momentos de Caxias 1 x 1 Botafogo pela Copa do Brasil 2020

Botafogo contra gaúchos na Copa do Brasil

CONFRONTO FASE ANO
Juventude 2×1 Botafogo Final 1999
Botafogo 0x0 Juventude Final 1999
Internacional 2×2 Botafogo 3ª fase 2000
Botafogo 1×1 Internacional 3ª fase 2000
Botafogo 1×1 Juventude 3ª fase 2019
Juventude 2×1 Botafogo 3ª fase 2019
Caxias 1×1 Botafogo 1ª fase 2020

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *