https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Arena-Pantanal.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

MULTIUSO

Arena Pantanal recebe Festival Paralímpico e corrida SER Família neste sábado (20)

Cida Rodrigues / Secel-MT

Arena Pantanal recebe dois eventos neste sábado (20.05). Pela manhã, das 7h30 às 11h30, o local será o núcleo do Festival Paralímpico 2023 em Cuiabá. Durante a tarde, a partir das 16h30, será palco da 1ª Corrida SER Família dos Anjos, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso,  Virginia Mendes.

Além da capital, as atividades do Festival Paralímpico 2023 ocorrem em outros cinco municípios mato-grossenses: Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Canarana e Várzea Grande.

Promovido em todo o país pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Festival oferece vivências em modalidades paralímpicas para propiciar inclusão social por meio do esporte a crianças e jovens deficientes. Em Mato Grosso, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A Escola Arena Educação, que fica dentro da Arena Pantanal, recebe as atividades do Festival Paralímpico na capital mato-grossense. O acesso ao local será feito pelo setor Leste, localizado em frente à rua Ranulfo Paes de Barros.

Em Várzea Grande, as vivências acontecem no ginásio poliesportivo Fiotão, local em que também acontecem as atividades do programa de iniciação esportiva do Centro de Referência Paralímpico. Em Barra do Garças, o evento será na Escola Interativa Coophema, e em Brasnorte, no ginásio municipal Marcelo Félix Pietsch.

O ginásio poliesportivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), sedia as atividades no município de Cáceres. O espaço esportivo abriga também o primeiro Centro de Referência Paralímpico do Estado.

E, pela primeira vez, o Festival será realizado em uma aldeia indígena, situação propiciada no núcleo de Canarana. Com o apoio da Prefeitura Municipal, a iniciativa será levada à aldeia Tanguro, da etnia Xavante, que fica a 73 km da cidade.

Em todos os seis municípios, as atividades ocorrem pela manhã, a partir das 7h30. Cada núcleo desenvolverá quatro modalidades paralímpicas, que podem incluir atletismo, basquete em cadeiras de rodas, badminton, bocha e vôlei sentado. Em Canarana, serão desenvolvidas também atividades de hipismo.

O evento é direcionado a crianças e jovens de 08 a 17 anos, praticantes ou não de esportes. Para garantir inclusão social e integração, a experimentação paradesportiva é aberta também a pessoas que não apresentem deficiência, podendo chegar a 20% dos participantes.

Corrida SER Família dos Anjos

Idealizada pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, 1ª Corrida SER Família dos Anjos visa incentivar os cadastros voluntários de Medula Óssea no MT Hemocentro.

O percurso terá início em frente ao portão G, no setor Leste, e em seguida, acessa o interior do estádio, passando pela beira do campo.

A 1ª edição da corrida conta com o apoio do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado de Saúde (Ses), e parceria da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Morro MT.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 19 de maio de 2023 às 17:57:45