https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/2024-02-14-15-37-deiver-visita-unidade-de-saude-65cd169170d50.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

PROTOCOLO

Secretário visita unidades de Saúde e reforça que testagem

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

SECOM

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, visitou unidades de pronto atendimento (UPA) no último domingo (11) para acompanhar a prestação de serviços de saúde à população durante o carnaval.

O secretário verificou a regularidade dos atendimentos e a disponibilidade de testes para todos que apresentarem sintomas de Covid-19.

Deiver reforçou, no entanto, que os testes serão utilizados apenas após encaminhamento médico. É preciso que o paciente com sintomas da doença passe por um atendimento antes da realização do teste.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“Este fluxo permite que possamos detectar com mais facilidade pacientes com sintomas da doença e garante a prevenção de casos graves da doença na cidade, Cuiabá saiu na frente dos demais municípios comprando 50 mil testes que vão abastecer toda a população nos próximos meses”, completou o secretário.

O ideal é que o paciente com sintomas de covid-19 procure uma unidade básica de saúde para receber atendimento. Nos finais de semana, quando as unidades básicas fecham, pacientes podem procurar unidades de pronto atendimento, como a UPA Verdão e UPA Morada do Ouro, por exemplo.

No decorrer da visita às unidades de pronto atendimento, durante o feriado, o secretário verificou quantidade de atendimentos abaixo da média, toda equipe trabalhando nos locais visitados, farmácia abastecida, testes de Covid-19 disponíveis em todas as unidades, enfermarias com lotação abaixo de 60%, máscaras sendo disponibilizadas em todas as unidades, preservativos sendo disponibilizados em todas as unidades.

Segundo o secretário-adjunto de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Oscarlino Alves, o fluxo de atendimento fluiu normalmente durante o Carnaval nas UPAs e agora as unidades se prepararam para receber pacientes do período pós festividades.

“Na minha avaliação estamos com os atendimentos fluidos e normalizados”, afirmou Oscarlino. “Recuperamos nossa capacidade de testagem e com o chamamento de profissionais do concurso da SMS realizado pelo prefeito Emanuel Pinheiro estamos conseguindo melhorar o atendimento”, completou o secretário-adjunto.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *