https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/952901c941c9a46586cbc50bf0228687.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

SAÚDE DE CUIABÁ

SMS inicia comissão para investigar aumento de óbitos no São Benedito

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Marcos Vergueiro

A Comissão para acompanhamento e auditoria de aumento de óbitos do Hospital São Benedito deu início aos trabalhos nesta segunda-feira (19) com a presença do secretário de Saúde, Deiver Teixeira, e do presidente da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Juarez Samaniego.

A comissão foi criada pelo prefeito Emanuel Pinheiro após diagnóstico situação da saúde apontar que, durante a administração do gabinete de intervenção do Estado, ocorreu aumento de quase 100% nas mortes no hospital São Benedito.

O relatório situacional após o período de intervenção do governo do Estado na saúde de Cuiabá aponta que o número de mortes no Hospital Municipal São Benedito quase dobrou no período de 15 de março a 31 de dezembro de 2022 e de 15 de março a 31 de dezembro de 2023, ou seja, no período em que a administração não pertencia mais à Prefeitura de Cuiabá.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Foram registrados 105 óbitos em 2022 e 196 na gestão da intervenção (um aumento de 86%). Por conta das mortes e do déficit de recursos deixado pelo gabinete de intervenção do Estado, o prefeito Emanuel Pinheiro decretou calamidade pública na saúde cuiabana.

Na reunião, foi dado início efetivo ao trabalho, que terá prazo de 30 dias para apresentar relatório ao prefeito Emanuel Pinheiro. Além de Juarez e Deiver Teixeira, mais quatro servidores da Saúde cuiabana participarão da comissão.

“Definimos um cronograma de trabalho, levatamento de dados e pesquisas qualitativas e quantitativas, também elaboramos um modelo técnico para a confecção do relatório técnico, que possa elucidar as razões desse aumento de mortes no hospital São Benedito”, afirmou o secretário de Saúde.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 19 de fevereiro de 2024 às 19:47:49