https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-11-at-10.47.11.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

CONTRA O RACISMO

André D’Lucca descortina o letramento racial no espetáculo Sankofa

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Divulgação

Chegou a hora de acordar e se conscientizar sobre o letramento racial, no monólogo Sankofa, pelo ator André D’Lucca, que traz à tona o resgate racial com um convite para voltar ao passado e buscar respostas importantes a refletir sobre a identidade, pertencimento e resistência do povo e da cultura negra.

O espetáculo é impactante e convida a mergulhar nas profundezas da herança africana, repleta de saberes ancestrais, mitologias fascinantes, tradições enraizadas, e revela várias pessoas negras que mudaram o rumo da história do Brasil.

Em Cuiabá, a apresentação será no dia 22 de março, às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, com entrada gratuita e censura livre.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

O projeto pretende percorrer pelos municípios de Alta Floresta, no dia 19, no Teatro Experimental; segue para Cáceres, no dia 21, no Auditório da Escola Técnica Estadual (Seciteci), chega a Cuiabá, no dia 22, no Cine Teatro, e encerra em Tangará da Serra, no dia 23 de março, no Centro Cultural.

Ainda, no dia 16 de março, André D’Lucca estará na Rota da Ancestralidade, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Na trama de “Sakonfa: Resgate da Ancestralidade”, do empoderamento preto, o público será levado a uma jornada emocionante e transformadora pela história e pela cultura afro-brasileira, cujo personagem é um rei africano, que contará a descendência do povo brasileiro, vindo de reis e rainhas africanas.

O Espetáculo é inspirado nos legados do Teatro Experimental do Negro (TEN) e na filosofia de “Sankofa”, com texto e interpretação do ator André D’ Lucca, que conduz por uma experiência teatral única, repleta de cores, ritmos e emoções.

Serão apresentados desde os tambores sagrados aos contos ancestrais. Cada cena é importante, pois transporta para um universo rico em simbolismo e significado.

“Entre danças hipnotizantes, cantos ancestrais e narrativas poderosas, somos lembrados da importância de honrar e preservar nossas raízes, como um ato de amor e respeito por aqueles que vieram antes de nós”, destaca André D’Lucca, que está fazendo sucesso em sua página do Instagram, por tratar seriamente o letramento racial, que nada mais é do que um processo de reeducação racial com conteúdo rico em histórias e práticas, no intuito de desconstruir formas de pensar e agir naturalizadas e normalizadas socialmente, em relação a pessoas negras e pessoas brancas.

LETRAMENTO RACIAL

André D’Lucca começou a estudar e ter contato com o letramento racial compartilhando o conteúdo em sua rede social, desde o início de janeiro, e houve um “boom” de visualizações e está viralizando o seu conteúdo na internet, onde já ganhou mais de 100 mil seguidores em um mês e meio.

O ator focou toda a produção artística na racialidade, no letramento racial, com o objetivo de despertar os irmãos negros e conscientizar os irmãos brancos: D’Lucca se voltou na luta contra o racismo.

Sim, o espetáculo vai fazer o público pensar fora da caixa, com a celebração da vida, da história e da resiliência do povo negro. É um convite para olhar para trás, recuperar o que foi perdido, e para olhar para frente, com esperança e determinação.

Será uma viagem inesquecível ao coração da África, onde a magia do teatro encontra a sabedoria dos ancestrais, com direção de Mawusi Tulani.

A PRODUÇÃO

“Mawusi é uma atriz e diretora extremamente competente e que eu sou apaixonado pelo trabalho dela. Nos conhecemos no Grupo Vertigem (SP), onde é uma das protagonistas da Agropeça e eu fiquei encantado. É a realização de um sonho poder trabalhar com ela”, expressa D’Lucca.

A diretora de Sankofa é atriz, formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e está graduando em licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Lecionou como Artista Docente da SP Escola de Teatro na atuação, é atriz colaboradora do Teatro da Vertigem e já realizou diversos trabalhos importantes no cenário brasileiro, entre peças teatrais e produções de audiovisual.

“Conheci André de Lucca no início de 2023, em um projeto do Teatro da Vertigem. Desde então, como únicos atores negros convidados pela Cia, iniciamos um caminho de trocas e reflexões acerca das questões étnico-raciais. Faço parte da retomada dos teatros negros paulistanos, dos últimos 20 anos, e desde então, minha pesquisa tem forte diálogo com a pesquisa de André. Sankofa é um espetáculo que referencia personagens pretas reais, trazendo para a cena uma forte conexão com os nossos ancestrais, onde o público é convidado a refletir junto ao artista.

O espetáculo conta também com o figurino de Jean Guaré, fotografia de Fábio Motta, arte digital de Fernanda Fernandes, iluminação do Loro da Hiald, e assessoria de imprensa da Livre Comunicação Coletiva.

O QUE É SANKOFA

D’Lucca explica que Sankofa é um símbolo Adinkra, presente em muito portões brasileiros e que as pessoas, possivelmente, não sabem o significado. Os símbolos adinkras são escritas africanas e ancestrais.

“Os colonizadores espalharam que na África não tinha escrita, o que é uma grande mentira. Na verdade, toda nossa história é contada pela ótica do colonizador. Então, a gente aprende nas escolas muitas mentiras”, afirma o ator.

Ou seja, a África não era somente oralidade, era também escrita. E a prova disso são os portões brasileiros, onde tem a representação de um pássaro, com o bico voltado para trás, buscando uma pedra, um ovo, algo circular: e isso significa que nunca é tarde para olhar para trás e buscar o que realmente importa.

“E o espetáculo se propõe para essa busca da ancestralidade, do empoderamento preto, porque nós descendemos de reis e rainhas africanas”, convida, o ator.

O projeto “Monólogos sobre a Ancestralidade” – Sankoka, é uma realização da Associação Cuiabana Belas Artes – Acuba, com o patrocínio da Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar do deputado estadual Valdir Barranco, com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da TV Centro América.

SERVIÇO

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site https://www.sympla.com.br/sankofa__2368108. Também terá o recolhimento de doação de 1 litro de leite longa vida, não sendo obrigatório, com o propósito de ação beneficente. Mais informações pelo contato do Cine Teatro (65) 99339-8441.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *