DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Nos 118 anos do Rotary Club Internacional, comemorado nesta quinta-feira (23.02), o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Max Russi, celebra a parceria feita com a instituição, que está garantindo saúde e lazer através da prática esportiva. São R$ 2 milhões em emendas parlamentares para a construção de academias ao ar livre em 46 municípios do estado.
“A construção desses espaços é importante para sociedade, não só para atividade física, mas também para a socialização das pessoas. Abraçamos este projeto e nossa meta é continuar trabalhando para que isso seja realidade nos 141 municípios de Mato Grosso”, declarou Max Russi.
O projeto das academias, com quase uma década de existência, é resultado de um trabalho conjunto que permanece ativo para garantir o bem social da população, conforme explicou o primeiro-secretário.
“O trabalho iniciou lá em 2015, quando ainda estava como secretário-chefe da Casa Civil e o governador à época, Washington Calado, me convidou para fazermos uma aliança entre o poder público e o Rotary, para que pudéssemos proporcionar locais adequados para a prática de exercícios nos municípios”, lembrou.
Além de dispor de um local apropriado, o projeto também visa o bem-estar da comunidade, disponibilizando um espaço de socialização para o público da primeira e terceira idade.
De acordo com Washington Calado, atualmente vice-governador, o projeto é de suma importância, pois além dos benefícios da saúde por meio da atividade física, também garante uma melhora na saúde mental, já que o espaço garante a vivência entre as pessoas.
“Através desse projeto piloto, que nós fizemos por meio de uma emenda parlamentar com o Max, nós implantamos a academia da primeira idade, onde as crianças realmente brincam com outras crianças, têm contato, e queremos levar para todo estado”, disse Calado.
Conforme o governador do Distrito 4440, Felício José, a parceria ganhou força e atingiu mais municípios mato-grossenses graças ao empenho do deputado Max Russi, que garantiu emendas parlamentares para execução dos trabalhos.
“Essa parceria entre o Rotary do Distrito 4440 e o deputado nos permitiu chegar em diversos municípios, por isso, queremos continuar trabalhando em conjunto, pois a união faz a força e, é justamente essa a missão ‘Dando de si, sem pensar em si’, que o Rotary une pessoas pelo mundo inteiro para trabalhar em prol das pessoas menos favorecidas”, afirmou.
União que deu certo
O Rotary Club Distrito 4440, há 82 anos instalado em Mato Grosso, integra ao Rotary Internacional, uma associação de clubes com o propósito de unir voluntários para prestar serviços de cunho social. Assim como o deputado Max Russi, que tem como principal bandeira a causa social.
Municípios mato-grossenses contemplados com Academias ao Ar Livre Arenápolis, Aripuanã, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Colíder, Colniza, Confresa, Dom Aquino, Cuiabá, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Juína, Juruena, Nobres, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Olímpia, Novo Santo Antônio, Nova Xavantina, Nova Monte Verde, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto Estrela, Poxoréu, Reserva do Cabaçal, Rondonópolis, São Pedro da Cipa, Santa Carmem, São Félix do Araguaia, São José do Povo, Sapezal, Sorriso, Tesouro, Terra Nova do Norte, Vale de São Domingos, Várzea Grande e Vera.