https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Sem-titulo-3.png

ALMT - Posto TRE - Abril

COMPARTILHAMENTO PROIBIDO

JE manda retirar vídeo fake do candidato a vice-prefeito de Cuiabá, Wellaton fumando maconha

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

O compartilhamento de um vídeo que vinha sendo replicado em grupos de WhatsApp, onde supostamente teria flagrado o candidato a vice-prefeito de Cuiabá, Felipe Wellaton (PV), usando maconha, foi proibido pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Geraldo Fidelis. A decisão é da última sexta-feira (20).

“Trata-se de caso típico de Fake News, seja porque não foi exibida qualquer substância ilícita, seja porque o candidato ora Representante sequer aparece na filmagem”, diz trecho da representação.

Conforme já publicado pelo Site Mato Grosso Mais, na última quinta-feira (19), o vereador mais votado de Cuiabá, nesta eleição municipal, o Diego Guimarães (Cidadania), disse que iria encaminhar esta fake news, que é crime, para o jurídico da campanha do candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior (Pode).

As imagens, mostram uma caminhonete com três pessoas, adesivada com o número 19, em verde e amarelo, pelas ruas de Cuiabá e, um outro carro que não aparece no vídeo, com um homem gritando, “Fumando maconha, maconha essa hora. Maconha, maconheiro…”, hostilizou quem gravava o vídeo.

“Além de falsear a verdade, as mensagens distribuídas pelo Primeiro Representado, ainda configura os crimes de calúnia e difamação. Os fatos tornam-se ainda mais graves em razão da mensagem ter sido divulgada em grupo que conta com mais de 100 integrantes, dentre eles pessoas do meio político, jornalistas, funcionários públicos, empresários”, enfatiza a representação.

De acordo com Fidelis, caso haja descumprimento da decisão o autor do compartilhamento do vídeo estará sujeito a uma multa de R$ 1 mil “por imagem/vídeo encontrado”. Ele ainda concordou com a defesa do candidato, dizendo que o vídeo compartilhado trata-se de fake news.

“Em primeira aproximação e juízo preliminar, quer parecer que se está diante de uma publicação ilícita, pois, a mensagem veiculada na publicação questionada aponta a suposta prática de crime pelo representante e, inexoravelmente, conduz o eleitor a estados mentais artificiais”, entendeu o juiz.

Leia sobre o caso: 

Diego diz que vai acionar o jurídico para fake de Wellaton fumando maconha

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *