https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/01/WhatsApp-Image-2023-01-19-at-11.17.20.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

FATORES RESTRITIVOS

Pesquisadora orienta sobre manejo e controle de principais doenças da sojicultura

Carolina Deuner

Estudos, causas e possíveis formas de combater a mancha púrpura da semente (MPS) e o crestamento foliar de cercospora (CFC), doenças que tiveram alta incidência em plantações de soja em Mato Grosso, serão apresentados durante o Open Sky Soja, que será realizado dia 20 de janeiro em Sorriso, 27 de janeiro em Campo Novo do Parecis e dia 03 de fevereiro em Campo Verde.

As estratégias de manejo para a MPS e o CFC incluem controles genético, cultural e químico, e este último pode ser realizado por meio de aplicação de fungicidas no tratamento de sementes. No evento, além de painéis sobre estas doenças, serão abordadas as novidades e técnicas inovadoras para combater os causadores.

Segundo a palestrante Carolina Deuner, que é professora da Universidade de Passo Fundo, o controle químico destas doenças tem maior eficácia quando os fungicidas apropriados são aplicados em estágio inicial.

“Por isso, a identificação precoce de patógenos na lavoura e o controle químico eficiente são ferramentas importantes para evitar danos na produtividade e qualidade dos grãos. O posicionamento assertivo dos fungicidas no ciclo, dentro do desenvolvimento da cultura da soja é a estratégia decisiva para o controle de doenças”, esclarece.

Pesquisas mostram que anomalias ou apodrecimentos de vagens da soja vem ocorrendo em áreas de produção em alguns estados brasileiros nas últimas três safras, e, em Mato Grosso, na safra 2021/22 houve alta intensidade, principalmente nos municípios de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte e Tapurah.

A professora explica que em algumas áreas de Mato Grosso no qual apresentaram ocorrência da anomalia, houve relato de produtores, que o controle químico teria contribuído para minimizar o problema.

“Com relação a atualidade do controle químico é importante o produtor identificar o alvo, e, agir no foco, quando é na semente é a mancha púrpura, quando eu vejo nas folhas é o crestamento de cercospora. Na última safra em pesquisas feitas pela Universidade Passo Fundo, relatamos uma nova espécie que vem causando essas doenças, por isso é necessário testar todos os fungicidas do mercado para constatar a eficácia do tratamento”, afirma Carolina.

Evento – De acordo com Ivan Pedro, pesquisador da Proteplan, empresa mato-grossense de pesquisa agrícola, alguns assuntos serão comuns nas três edições do Open Sky Soja 2023, mas terão temas diferentes também, de acordo com a necessidade da região. Em todos haverá estações sobre fitopatologia, entomologia e herbologia.

“Vamos mostrar para a classe produtora uma vitrine de cultivares com 130 materiais em diferentes situações de manejo”, relata o pesquisador.

As inscrições para quem quiser participar do evento estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site da empresa realizadora: proteplan.com.br

SERVIÇO:
O QUE: Open Sky Soja 2023
QUANDO: 20/01 – Sorriso | 27/01 – Campo Novo do Parecis | 03/02 Campo Verde
HORAS: A Partir das 07h00 nas Estações da Proteplan localizada em cada munícipio
COMO: Inscrição gratuita no site www.proteplan.com.br

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *