https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-09-29-at-17.20.55.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

DIA PANAMERICANO

Importância do Representante na economia de Mato Grosso

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Responsável pela comercialização de produtos e mercadorias produzidos nas diversas regiões do Brasil, abrangendo todos os segmentos, O representante comercial desempenha um papel crucial na distribuição e abastecimento do vasto mercado de consumo.

Certamente, você já teve contato com esse profissional. Que já foi chamado de maneiras diferentes, entre elas “mascate”, “bufarinheiro”, vendedor, consultor de vendas e representante comercial.

No próximo dia 1º de outubro, é comemorado o Dia Panamericano do Representante Comercial, uma ocasião especial para reconhecer a importância desses profissionais, muitas vezes esquecidos, mas que desempenham um papel relevante na economia de Mato Grosso, do Brasil e do mundo.

Em Mato Grosso, existem cerca de 20 mil representantes comerciais, e em torno de 5 mil estão filiados ao Conselho Estadual dos Representantes Comerciais (Core-MT). Todo produto que chega ao Estado, passa pelo bloco de pedidos dos representantes comerciais. Esses profissionais são verdadeiros motores da economia local.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Para entender melhor a jornada de um representante comercial, o presidente do Core-MT, João Gasparetto, profissional da área com mais de 40 anos de experiência nessa carreira, relembrou os desafios iniciais: “No começo, era muito difícil. Não tínhamos as facilidades tecnológicas de hoje. Era preciso bater de porta em porta, carregar catálogos e amostras, e ouvi muitos ‘nãos’. Ainda batemos de porta em porta e viajamos muito, mas a experiência e a evolução tecnológica trouxeram leveza”.

Gasparetto aproveitou para fazer um alerta para os novatos “Para quem está iniciando, haverá dificuldades, mas meu conselho é não desista. A paixão pelo que fazemos nos torna perseverantes”.

João é apenas um dos milhares de representantes comerciais que enfrentaram dificuldades para construir suas carreiras, mas cujo trabalho tem impacto no dia a dia da população. É importante ressaltar que apesar de ser uma das profissões mais antigas do mundo, requer constante atualização.
Papel do Conselho
O Core tem como função promover o registro profissional, fiscalizar o exercício da profissão e zelar pelo cumprimento da Lei, esclarecendo os Representantes Comerciais e as Representadas sobre os dispositivos legais da profissão.

O vice-presidente do Core-MT, Alan Cosine, convida todos os representantes comerciais a fazer parte do Conselho Regional, órgão regulamentador da profissão. “Vale a pena acreditar no coletivo e pertencer a uma classe. Desde os primórdios, o homem começou a evoluir quando passou a ter companhia e compartilhar. A atual gestão está fazendo a diferença e um trabalho ímpar”.

“Neste Dia do Representante Comercial, é importante reconhecer e valorizar o trabalho incansável desses profissionais que desempenham um papel vital na economia do Estado de Mato Grosso e do país. Eles não apenas vendem produtos; são agentes de conexão e desenvolvimento econômico, transformando desafios em oportunidades” ressaltou o vice-presidente que aproveita a data comemorativa para, em nome do Conselho, agradecer a todos os representantes comerciais que trabalham incansavelmente para impulsionar a economia em Mato Grosso.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *